domingo, 24 de agosto de 2008

Dia 8. Zagreb

Música do dia:


Memórias:
Uma boa noite... ou não tivesse tido sido partilhada com mais quatro meninas, e um rapazola... uma loucura... ou nem por isso. Não tive oportunidade de os conhecer.
O dia começou cedo, ou não fosse o stress pelo rigor dos xôres guardas lá cá do sítio. Assim... toca a colocar ticket às 7h15, hora quando começa a doer. Tempo agora para uma banhoca e deleite com o resto das frutinhas, iogurtes e bolachas, amealhados pela viagem, como se de créditos se tratassem.

Como o estádio do Dínamo de Zagreb fica a escassos 2km do Hostal, vou até lá a pé, só para ter a ideia da sua imponência, mas convenhamos, que conhecendo os estádios do Euro 2004, aquele até parece de brincar.

Meto-me então no tram, e faço-me ao centro da cidade.

Volto a trilhar a parte alta da cidade, e visito o museu nacional de arte naïf, onde vi o "My homeland" de Ivan Rabuzin, entre muitos outros. Ao meio dia, apanho um enorme susto com o tiro de canhão disparado do alto da torre de Lotrščak. Sento-me num banco de jardim, aproveitando para fazer horas para me encontrar com os Tugas para o almoço, abrigando-me do sol, e recuperando as forças. Desfolhei o guia e deitei-me.

De regresso à Trg bana Josipa Jelačića, ponto de encontro, verifico que estou 1h atrasado. É o que dá, o jetleg... felizmente eles também se atrasaram, e tinham ido à pouco para o Nokturno, um restaurante bem baratinho, mesmo no centro, junto ao mercado.

Da parte de tarde, fomos todos visitar a Donji Grad, ou a parte nova da cidade.  Aqui, os edifícios são mais imponentes, variando entre o neo-barroco, o rococó, ou o neo-renascimento. Estão a maior parte dos museus, o jardim botânico e teatros.

Já no final da tarde, apanhamos uma monumental tempestade que se abateu sobre a cidade. A alternativa foi mesmo ficar num barzinho e enfrascar uns pivo's.

À noite, mais uma jantarada fantástica no Nokturno. A quantidade de pivo bebida foi bem maior do que no almoço, mas nem por isso se reflectiu na conta final. Tempo depois para me juntar ao Bébé, Doutor e ao Chico na sua interminável senda na busca da "melhor noite da Europa". Eles dizem que é lá para as bandas da Polónia, vá-se lá saber porquê.

Foi dura a noite e bem longa, mas diverti-me imenso. Uma outra perspectiva da cidade, que... infelizmente, deixou qualquer coisa a desejar.

High:
  • Museu naïf;
  • As refeições no Nokturno;
  • O Donji Grad;
  • A companhia;
  • O preço da pivo;
Low:
  • O engano com os horários;
  • A chuva;

Sem comentários: