quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Dia 6. Posec > Rovinj > Pula > Motovun > Groznjan > Umag > Posec

Música do dia:


Memórias:

Apesar de afundado na cama, soube bem a noite. Acabamos por nos habituar. Estando a casa no country side, só se ouvem animais à noite. Cigarras, aves nocturna e os indesejáveis insectos.
Por falar nisso, ontem, no caminho do quarto, ainda no exterior da casa, encontrei um escorpião. Mas como estava carregado de tralhas, nem me dei ao trabalho de documentar.
Hoje, no banho matutino, descobri que não estava sozinho. Um enorme gafanhoto partilhava comigo a casa de banho - só espero que tenha ideias em contribuir para a conta final.
A sra. que alugou a casa foi simpática, tendo emprestado caixas de gelo para manter a geleira fria. Ao que parece, entendemos-nos melhor falando ela croata e eu português.

Não tendo feito muitos km, e como o próprio nome indica, foi um dia muito preenchido.

Saí de casa em direcção a Porec, tendo em visto ter uma impressão diurna. Ao entrar na cidade, há um Merkator - o Continente cá do sítio. Aproveitei para o aprovisionamento. Quando saí, rumo ao centro, perdi a vontade de entrar. O transito era infernal.

Segui viagem.

A primeira paragem foi logo em Funtano, mesmo à saída de Porec. A ideia era ver como era a praia, e apesar de ser uma praia privada de um qualquer resort, que parece luxuoso - o mercedão ostentou e teve salvo-conduto -, deixou muito a desejar. Havia pseudo lagos em cimento, relva junto à água e alguns pinheiros.

Fui andando e nova paragem  no Limski Kanal, que, provavelmente devido às suas águas quentes, é um enorme viveiro de ostras.

Próxima paragem, Rovinj - lê-se Rovini. É uma cidade litoral e por ter chegado junto à hora de almoço, fui assediado, diversas vezes para entrar num barco para almoçar. Durante o mesmo, é feita uma viagem, tendo como cenário, as inúmeras ilhas que gravitam na costa. A cidade em si é muito bonita, e na parte central não se anda de carro, uma vez que as ruas são muito estreitas. É uma cidade antiga, mas bem cuidada. Um simpático mercado à entrada.

Depois, paragem algures em Rt Seka. Ao que parece uma praia  reservada, onde foram descobertos achados arqueológicos. Sítio ideal para uma banhoca para refrescar, mesmo à tuga. Tempo ainda para uma sessão ortopédica nos calhaus que perfazem o "areal".

Pula, capital da região de seu nome Istria, foi o seguinte destino. Logo à entrada, um bem conservado coliseu romano - estes tipos deixaram marcas por todos os sítios em que passei. Estavam a montar um palco para um qualquer espectáculo. O cenário prometia. Tentei avançar na cidade, mas mais uma vez, fui rapidamente dissuadido pelo trânsito. Há que se fazer compromissos.

De lá, uma estirada até Motovun. Uma aldeia medieval no topo de um monto que ser ergo no meio da planície. Com vistas fantásticas, de e para, foi um cenário delicioso para a fotografia.
Rumo a outra aldeia próxima, de seu nome Groznjan - lê-se Grojenian - também ela medieval. Pena no percurso ter-me perdido um pouco, e quando lá cheguei, haveria perdido o lusco-fusco. Do exterior não é tão imponente como Motovun, pelo menos não é aquele cenário tão rico. Mas uma vez lá, parece ser muito mais bela, tendo mais sítios para desfrutar. Pudera o tempo esticar.

Por fim, jantar em Umag, mais uma cidade litoral, na esperança de encontrar um ponto de acesso à internet, mas em vão. Salvou-se pelo jantar, escalopes à veneziana com legumes grelhados, e pela dinâmica nocturna.

Facts & Numbers:
  • 261Km em HR;
  • 6:16h;
  • 42km/h;
  • 5.0l/100km;

High:
  • A paisagem verdejante e luxuriante da Istria, ainda que demasiado densa e sem muitos pontos na estrada para ser explorada;
  • A água quente e limpa do Adriático;
  • A perspectiva geral da Istria;
Low:
  • A pressão que os condutores exercem em quem quer desfrutar. Sempre a tentar ultrapassar em sítios proibitivos e a ultrapassar os limites legais;
  • As filas de transito e enorme aglomerado nas cidades costeiras;
  • O quarto, muito caro para o serviço prestado;
  • Dificuldade no acesso à internet.

Sem comentários: